O propósito deste blog é compartilhar e divulgar as mais diferentes atividades realizadas pelos alunos da E.M.E.F Euclides Pinto Ribas de Itaara – RS. Para que as atividades possam ser postadas no blog é necessário autorização escrita dos pais ou responsáveis pelos alunos.
Em caso de dúvidas, mande-nos um e-mail: blogpintoribas@gmail.com
Conheça também o site: www.perfilliterario.com.br

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Turma 81: leitura e compreensão de textos.

O curso GESTAR II entre outros instrumentos disponibilizou avaliações diagnósticas de entrada para auxiliar o professor de língua portuguesa a mapear os conhecimentos dos seus alunos. No dia 31 de agosto, 23 alunos da turma 81 realizaram esta avaliação para monitorar seu desempenho em relação a leitura e compreensão de textos. Estas informações são de extrema importância, para que haja um planejamento mais realista na busca de soluções para cada um dos itens analisados, bem como para auxiliar no preparo dos alunos para a prova Brasil. Abaixo estão relacionados cada um dos itens verificados e seus resultados:









domingo, 30 de agosto de 2009

Classificados poéticos (5ª série)

Vou comprar um livro

Vou comprar um livro
com cor avermelhada
grosso, lindo, enfeitado,
grande e muito interessante
para ler bem sossegado

Abrir e entrar
no mundo da leitura,
adquirir conhecimentos,
ir ao céu, ao espaço
vivendo uma grande aventura.

Poema de Esther (turma 51).
. . . . . . . . . .

Vende-se televisão

Vende-se televisão
de alta definição.

Trinta e duas polegadas
com algumas entradas.
Uma delas para computador,
sendo que a televisão, serve de monitor.

Com o dinheiro que eu conseguir,
para outro país eu vou ir.
Não sei se vou para Argentina,
ou para a casa da vó Clementina

Poema de Lucas Araújo (turma 51).

sábado, 29 de agosto de 2009

Turma 52: leitura e compreensão de textos.

O curso GESTAR II entre outros instrumentos disponibilizou avaliações diagnósticas de entrada para auxiliar o professor de língua portuguesa a mapear os conhecimentos dos seus alunos. No dia 29 de agosto, 16 alunos da turma 52 realizaram esta avaliação para monitorar seu desempenho em relação a leitura e compreensão de textos. Estas informações são de extrema importância, para que haja um planejamento mais realista na busca de soluções para cada um dos itens analisados. Abaixo estão relacionados cada um dos itens verificados e seus resultados:










sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Turma 51: leitura e compreensão de textos.

O curso GESTAR II entre outros instrumentos disponibilizou avaliações diagnósticas de entrada para auxiliar o professor de língua portuguesa a mapear os conhecimentos dos seus alunos. No dia 27 de agosto, 20 alunos da turma 51 realizaram esta avaliação para monitorar seu desempenho em relação a leitura e compreensão de textos. Estas informações são de extrema importância, para que haja um planejamento mais realista na busca de soluções para cada um dos itens analisados. Abaixo estão relacionados cada um dos itens verificados e seus resultados:








quinta-feira, 20 de agosto de 2009

O DIA QUE A CASINHA CAIU! Texto de Verônica Sanhudo Pereira.

Era uma casinha muito velha com tábuas podres, todo mundo tinha medo de entrar. Porque já tinha sido anunciado que ela poderia á qualquer momento desmoronar.
Havia uma mocinha que estava precisando de um lugar para morar e deveria ser em um lugar pequeno e perto de onde ela estudava. Sua mãe estava-lhe ajudando a encontrar um lugar para sua filha .
Mas infelizmente não encontraram. Uma velhinha que cuidava da escola disse que estava para alugar uma velha casinha no fundo da escola .
A mãe da moça aceitou deixar sua filha morar ali, por que sua filha implorou muito e seria melhor morar ali,que pegar 3 ônibus para chegar em casa. Mas a mãe dela ficou muito preocupada nos primeiros dias.
No primeiro dia de aula ela teve muita vergonha de contar para suas amigas que estava morando na casinha velha de tábuas podres no fundo da escola. Deu o sinal e ela saiu correndo para sua nova casa e a velhinha viu e foi atrás.
Ela perguntou o que tinha ocorrido ela disse que teve vergonha ,de que alguém olhasse, ela entrando naquela casa velha. A velhinha deu uns conselhos para sua nova amiga...e contou que ela tinha um sonho em tentar reformar a casinha e ali fazer uma biblioteca e que toda a história dela estava ali naquela casinha...é a única forma de lembrar de seus pais , por que eles morreram muito novos.
Os anos foram se indo e a mocinha se formou ,agora ela já poderia voltar morar com seus pais. A velhinha implorou para ela não ir embora pois ela era á sua única amiga .
Então a menina quis fazer uma surpresa para sua amiga , conversar com sua mãe para lhe ajudar no dinheiro para reformar a casinha. A menina teve que contar para a amiga ,ela não acreditou .
No dia seguinte estava um lindo sol radiante estavam chegando os pedreiros contratados pelo pai da menina e foram conversar com ela sobre a reforma. Quando os pedreiros estavam saindo da casinha , ela simplesmente caiu e um deles gritou:
-olha lá, a casinha caiu! Eles não sabiam o que faziam e a menina nem se mexia ...então chegaram em uma conclusão em fazer uma nova casinha.
A menina chamou a sua amiga para um lado e falou que a escola estava precisando de um lugar para botar os livros e como ela ia para a casa de seus pais ninguém ia morar ali. Pois a velhinha já tinha falado isso para ela , então a mocinha deu uma opinião de fazer ali uma biblioteca .
A velhinha falou com a diretora e ela disse que daria o maior apoio, a velhinha começou a ser chamada de dona Clauditi assim, que ela era chamada antes , a mocinha ia visitar a escola ,colégio ,biblioteca e sua amiga sempre. E agora a casinha que só servia de lembranças agora serve também de um sonho realizado.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

7ª série: trabalhando com cidadania.


Voltamos as atividades letivas com todo o gás!!!
Neste espírito as turmas de 7ª série, estão desenvolvendo um trabalho sobre CIDADANIA. Este trabalho será desenvolvido em duas etapas. Na primeira, em duplas e refletindo sobre as questões, os alunos responderão o questionário abaixo, que deverá ser entregue na próxima semana. Na segunda etapa, os alunos irão individualmente, produzir um texto sobre o tema.
Em breve....os resultados serão postados no Blog!

Questionário sobre cidadania
1)Para você, o que é cidadania?
71- Cidadania é ter direitos e deveres, por exemplo: eu tenho o direito de estudar e o dever de passar de ano.
2) Explique o que é ser um cidadão?
72- Cidadãos são todas as pessoas que cumprem seus deveres com a sociedade. Elas podem ser pessoas de bem ou más, mas são cidadãos com direitos iguais.
3) Você se considera um cidadão? Justifique.
71- Sim. Porque todo mundo é um cidadão e cada um tem seus direitos e deveres.
4) Você exerce seu papel de cidadão corretamente?
72- Sim. Porque respeitamos as regras da escola e da cidade.
5) Para você, o que significa ter direitos?
71- Todos os seres humanos nascem livres e iguais. Dotados de razão e de conciência e devem agir uma para os outros, com espírito de fraternidade.
6) Quais os direitos que você cidadão possui?
72- Nós possuimos o direito de comer, ter educação e roupas para vestir.
7) Para você, o que significa ter deveres?
71- É ter uma responsabilidade e cumprir.
8) Quais os deveres que você cidadão possui?
72- Ter o dever de estudar todo o ano letivo, ter um trabalho...para ter seus direitos.
9) O que você cidadão pode fazer quando seus direitos são negados?
71- Podemos recorer a justiça, porque ela nos concederá nossos direitos.
10) O que você, como cidadão, faz para acabar com a violência no país?
72- Respeitando o próximo.
11) Sua família orienta você como deve proceder um cidadão de bem?
71- Sim. Ensinando que fazer coisas erradas é o mesmo que fazer mal para todos.
12) Na escola, você recebe orientações sobre cidadania? Quais?
72- Sim. Ter respeito, responsabilidade e educação.
13) Você sabe quais são os direitos e deveres de um aluno na escola?
71- Sim. Devemos sempre respeitar os outros, estudar para ter uma escola limpa.
14) Na sua opinião, por que algumas pessoas são discriminadas e não são tratadas como cidadãs? Cite um exemplo.
72- Por causa do preconceito. Por exemplo: o racismo.
15) Você é tratado como um cidadão na comunidade/cidade em que vive?
71- As vezes sim, as vezes não. Porque nem sempre temos direitos, temos muito mais deveres.
16) Você ou alguém que lhe seja muito próximo, já sofreu algum tipo de discriminação? Qual?
72- Sim, problemas com uma pessoa que era gordinha e tinha as amigas elegantes.
17) Você luta por seus direitos de cidadão? Como?
71- Sim, reclamando aos órgãos competentes.
18) Quais seus planos (como cidadão) quando completar 18 anos?
72- Acabar os estudos e ter um bom emprego.
19) Na sua opinião, qual é a melhor maneira para acabar com o desrespeito e com a exclusão social?
71- Ensinando as crianças desde pequenas a serem cidadãos corretos e que este tipo de coisa é errado.
20) Você acha que a escolaridade contribui muito para a formação do cidadão?
72- Sim. Porque a educação nos ensina a ter respeito e responsabilidade.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Avisos para volta as aulas dia 17/08!!!!

A turma da 8ª série no primeiro dia de aula deverá levar consigo dicionários de português e seu caderno de aula.

As turmas da 7ª e da 5ª séries devem levar seu caderno com os temas feitos para o primeiro dia de aula.

Bom retorno para todos!!!!!