O propósito deste blog é compartilhar e divulgar as mais diferentes atividades realizadas pelos alunos da E.M.E.F Euclides Pinto Ribas de Itaara – RS. Para que as atividades possam ser postadas no blog é necessário autorização escrita dos pais ou responsáveis pelos alunos.
Em caso de dúvidas, mande-nos um e-mail: blogpintoribas@gmail.com
Conheça também o site: www.perfilliterario.com.br

domingo, 27 de setembro de 2009

A família ou a escola

Texto escrito pela aluna Andressa Varaschini da turma 71.

A família tem o dever de orientar os jovens cidadãos não deixando esta obrigação apenas para escola. Atualmente tem se verificado que os deveres familiares estão sendo transferidos para a escola.
Quando a escola tem que fazer as obrigações que seriam da família, é porque os jovens estão sem rumo, sem noção do caminho a tomar. A escola acaba por fazer o papel da família na tentativa de orientar este jovem.
É comodo deixar para os outros o que é nossa obrigação colocando assim a culpa de nossos erros naqueles que na verdada estão ali para continuar aquilo que deveriamos ter iniciado. Assim desviamos nossos deveres para outros, pensamos estar resolvendo o problema e nos livrando dele, mas na verdade estamos aumentando ou dificultando sua solução. É isso que ocorre em muitas famílias e escolas.
A escola não pode dar a orientação correta para os jovens se a própria família não dá a educação para seus filhos desde crianças para aprenderem a ser cidadãos de verdade: honestos e que façam o melhor para si e para os outros.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Um aluno mais "estudado" exerce melhor seus direitos e deveres.

Texto de Ana Clara Abreu de Oliveira, turma 71.

Quando mais escolarizado é o cidadão mais ele exerce seus direitos e deveres, sendo assim a escola ajuda muito a termos os mesmos.
Quando um aluno cidadão é bem "estudado e inteligente”, mais ele consegue ter direitos por que estudou e pode conseguir um bom trabalho, uma boa escola para seus filhos. Também pode conseguir seus deveres, sem precisar brigar por um objetivo, por exemplo: ele tem o dever de educar e ajudar seus filhos a estudar ele pode fazer isso com facilidade por que deve uma boa escolaridade.
Então a escola ajuda bastante para isso acontecer, muitas delas fazem palestras, conversam sobre cidadania e sobre ser um bom cidadão.
Sendo assim todos nós temos que ter direitos e deveres iguais, mas o cidadão mais escolarizado tem mais chance de realizar os mesmos.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Para o retono as aulas dia 23:

5ª série: levar seu caderno e livro didático, além de canetinas e lápis de cor para atividade do "jogo de quadribol" (texto do Harry Potter) serem encerradas.
7ª série: levar seu carderno e o trabalho do livro para ser entregue e apresentado nesta semana.
8ª série: levar seu caderno e as atividades que haviam prontas para o térmimo da correção e a retomada do conteúdo.

Caso tenha acontecido algum problema com seu material de aula, vá a escola e explique para os professores. Juntos vamos achar uma solução para seu problema.

Bom retorno!!!!

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Aulas suspensas por causa do temporal do dia 07.09.09.





Foi uma manhã desoladora. Nunca, nestes mais do 11 anos que trabalho na escola, não havia acontecido uma manhã tão triste. Nossa escola foi arrasada pelo temporal do dia 07, nenhuma sala de aula, nenhuma peça, nada ficou à salvo da tempestade.
Não há hoje, nenhuma condição de haver aula na escola. É necessário que troquem as telhas e que seque a rede elétrica interna, pois a água ainda escorre pelos ventiladores e bicos de luz.
Os computadores, as impressoras, as TVs e quase toda a parte eletrônica dos bens da escola tornaram-se sucata. A chuva levou, anos de trabalho e sacrifícios para equiparmos dignamente a escola.
Mas vamos recomeçar, secar e reconstruir o que for necessário. Gente e boa vontade não faltam!










sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Turma 71: leitura e compreensão de textos.

O curso GESTAR II entre outros instrumentos disponibilizou avaliações diagnósticas de entrada para auxiliar o professor de língua portuguesa a mapear os conhecimentos dos seus alunos. No dia 2 de setembro, 18 alunos da turma 71 realizaram esta avaliação para monitorar seu desempenho em relação a leitura e compreensão de textos. Estas informações são de extrema importância, para que haja um planejamento mais realista na busca de soluções para cada um dos itens analisados. Abaixo estão relacionados cada um dos itens verificados e seus resultados:












Turma 72: leitura e compreensão de textos.

O curso GESTAR II entre outros instrumentos disponibilizou avaliações diagnósticas de entrada para auxiliar o professor de língua portuguesa a mapear os conhecimentos dos seus alunos. No dia 2 de setembro, 16 alunos da turma 72 realizaram esta avaliação para monitorar seu desempenho em relação a leitura e compreensão de textos. Estas informações são de extrema importância, para que haja um planejamento mais realista na busca de soluções para cada um dos itens analisados. Abaixo estão relacionados cada um dos itens verificados e seus resultados: