O propósito deste blog é compartilhar e divulgar as mais diferentes atividades realizadas pelos alunos da E.M.E.F Euclides Pinto Ribas de Itaara – RS. Para que as atividades possam ser postadas no blog é necessário autorização escrita dos pais ou responsáveis pelos alunos.
Em caso de dúvidas, mande-nos um e-mail: blogpintoribas@gmail.com
Conheça também o site: www.perfilliterario.com.br

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Inauguração da Sala de Leitura


Nesta quinta-feira, 03 de maio, ocorre no espaço da E.M.E.F. Euclides Pinto Ribas a inauguração da Sala de Leitura da Escola. O espaço, organizado pela Supervisora da Escola, professora Denize Gehres, tem por objetivo despertar nos alunos o interesse pela leitura, que é fundamental no mundo atual e que precisa ser sempre incentivada.
A programação de inauguração conta com a palestra da Escritora de Livros Infantis, Nilta Graciolli. Em seguida, os alunos dos anos iniciais irão conhecer a Sala de Leitura. Posteriormente a sala será aberta para visitas das demais Escolas do município de Itaara.

A Paz do Mundo Começa na Escola


Com início do mês de abril e com previsão de se estender durante todo o ano, a E.M.E.F. Euclides Pinto Ribas tem trabalhado com os seus alunos o seguinte tema: “A paz do mundo começa na escola”.
Na semana de 09 a 14 de abril, vários eixos da paz na Escola foram desenvolvidos com os alunos, através de palestras, como: a Paz e o Meio Ambiente, a Paz e a Saúde, a Paz e os Animais e a Paz e o Esporte.
A Escola contou com o apoio para a realização das palestras do Sistema Educacional Galileu, do Clube Amigos dos Animais e da Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES).
Em 26 de abril, os alunos juntamente com os professores realizaram uma caminhada com destino até a Praça Municipal para destacar a importância da promoção da Saúde como mecanismo de promoção da paz. A caminhada contou com a organização do Grêmio Estudantil Duque de Caxias.
De acordo com os alunos, a caminhada foi uma ótima iniciativa do Grêmio da Escola, coordenados pela professora Beatriz Parnow. Os alunos do Grêmio sugeriram à Direção mais caminhadas deste tipo.

Celebração da Páscoa


No dia 5 de abril, nas dependências da E.M.E.F. Euclides Pinto Ribas, aconteceu a Celebração da Páscoa 2012.
Na oportunidade, estiveram presentes o Secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto e representante da Igreja Católica, Prof. Gervásio Backes, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Vereador Paulo Gilmar Garcia, o representante da Igreja Assembleia de Deus, Pastor Paulo, o Diretor da Escola Pinto Ribas, Professor Patrick Meneghetti, e a Diretora Pedagógica da SMECD, Professora Marinei Rocha Muniz.
Após as manifestações das autoridades e do Diretor da Escola, ocorreu uma apresentação musical da dupla de cantores Claudete e Leomar Santos. No turno da tarde, ainda, a comunidade escolar contou com apresentações de páscoa das turmas dos anos iniciais.

domingo, 29 de abril de 2012

Atenção! O 1º trimestre está no fim.

Cuidado para não ficar igual ao personagem abaixo! 
Estude, faça ou refaça as atividades de aula em casa e pergunte sempre para seu professor quando alguma dúvida surgir!
 Curta a página da escola no Facebook e fique por dentro de todas as notícias e atualizações da escola.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Perfil literário: Dom Casmurro

Após várias semanas trabalhando, lendo e pesquisando  os personagens do livro "Dom Casmurro" de Machado de Assis, os alunos das 7ª séries na tarde do dia 25/04 foram ao laboratório de informática da escola postar suas pesquisas no site: www.perfilliterario.com.br Visite este site e conheça a atividade por completo!


Veja a sequência didática completa aqui!

1º lugar modalidade texto dissertativo


        1º lugar modalidade texto dissertativo
         Texto de: Endriw dos Santos Carvalho    


                   A Paz é possível ou apenas um sonho?
  Na minha opinião, a paz é algo possível no mundo, pois todos somos seres humanos, somos todos iguais, sendo assim, se alguns conseguem praticar a paz, porque outros não conseguem?
  Também somos seres racionais, temos consciência de que se não praticamos a paz, o mundo será um verdadeiro caos. E quem começará a paz senão nós mesmos? Afinal, é por nossa culpa que a paz está “desaparecendo” aos poucos.
  Eu acho que a paz poderia ser mais fácil de ser praticada, se todos os pais educassem seus filhos desde pequenos em casa e com o auxilio da escola.
  A paz não é só “não-guerra”, mas também é a paz com o ambiente, com nosso corpo, com o planeta.
  Portanto, não só exija a paz, mas a pratique também, a paz não é impossível, basta querer


terça-feira, 24 de abril de 2012

Jogos de acentuação

Durante o período de sondagem diagnóstica, um dos assuntos revisados com as turmas de 7º ano foi a acentuação gráfica. Para fixar e reforçar os conhecimentos dos alunos sobre o conteúdo, foi lançado um desafio: a criação de jogos sobre as novas regras de acentuação!
Baixo o resultado e os alunos "testanto" seus próprios jogos.


Sugestão: existem vários jogos sobre as novas regras ortográficas relacionados a acentuação. Clique aqui e descubra um destes jogos. Divirta-se!
Veja a sequência didática completa aqui!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Os fantásticos livros voadores de Morris Lessmore

Após assistirem o vídeo "Os fantásticos livros voadores de Morris Lessmore", os alunos dos 7º anos transcreveram a história para um texto, com o intuito de organizá-lo de forma coesa, coerente e com sequência (início, meio e fim). Abaixo o texto de uma aluna do 7º ano A:



Os livros voadores de Morris Lessmore
(Manoela Pettine - 7ºA)

    O curta metragem mostrou a história de Morris, ele adorava ler.
    Certo dia enquanto escrevia, um temporal estava se armando. O vento era muito forte, seus livros voaram e se espalharam  em toda a parte. Depois do temporal a rua estava cheia de páginas de livros. Ele estava caminhando e de repente viu uma mulher sendo levada por livros que estavam voando.
    Um livro mostrou a ele um caminho a seguir. Ele o seguiu e chegou a uma biblioteca e lá encontrou centenas
de livros voadores e viveu muito feliz.
    Um certo dia ele viu um livro velho que estava muito doente. Ele fez uma cirurgia para recuperá-lo e a
cirurgia deu certo. Todos os livros ficaram felizes com o resultado.
    O tempo passou e Morris envelheceu. Viu que era hora de ir embora. Ele foi e todos os livros estavam
tristes. Os livros o carregaram, pois ele estava morto e uma nova garotinha acabava de chegar e os livros ficaram felizes novamente.
    Os livros são muito importantes em nossa vida!

Veja a sequência didática completa aqui!

sábado, 21 de abril de 2012

Bibliotecas digitais

Para quem está interessado em descobrir a grandiosidade da literatura nacional e mundial, 10 bibliotecas já possuem grande parte de seu acervo neste formato. É só acessar e escolher o que ler!!! Descubra o que lhe interessa e "boa viagem"!!!

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Concurso de Redação

1º lugar modalidade texto narrativo.
Texto de: Dalmiro de Mello Fernandes
              A paz começa dentro de casa

   Anderson era um menino muito agitado.  Não fazia paz em lugar nenhum. O bairro onde ele morava era muito agitado e também a casa onde ele morava era sem paz. 
   Na escola certo dia, os professores deram palestras sobre a paz, ensinando que a paz tem que estar em todo lugar. A paz não é só estar de bem com a vida, mas também respeitar o meio ambiente e os animais. Depois da palestra ele entendeu  que paz é tudo de bom e convidou os palestrantes para irem no bairro darem palestras e eles aceitaram. Eles deram a palestra e, logo que acabaram, as pessoas do bairro e os pais dele disseram que sem paz não temos nada.   
     E na casa do Anderson voltou a ter paz. Ele começou a ser um guri feliz e ser amigo de todos. O bairro ficou mais florido, limpo, verde e todos se tornaram amigos.   Anderson começou a ajudar os idosos, não jogou mais lixo no chão. Anderson agora é um menino de paz com os pais  e os pais são de paz com ele. O bairro ficou cheio de paz.
 
2º lugar modalidade texto narrativo 
Texto de:Géssica de Figueiredo Machado

                         A Paz e o Compartilhar
   Meu nome é Géssica, tenho 12 anos de idade, eu meu pai minha mãe minha irmã estávamos em Santa Maria dando umas voltas pelo centro até que eu e minha irmã chamada Jenifer sentimos muita fome e resolvemos pedir ao meu pai para que fôssemos até uma lanchonete para comermos alguma coisa, ele concordou e então seguimos até a lanchonete.
   Passado algum tempo, minha mãe e eu vimos dois meninos na porta da lanchonete olhando pessoas comendo. Achávamos que eles tinham uma família e que eram felizes, mas foi quando percebi o olhar daqueles meninos, pois eles olhavam vidrados para as comidas da lanchonete.
   Então resolvi ajuda-los comprando alguns petiscos. Quando dei a eles vi seus olhos brilharem de felicidade. Naquele instante senti que eu era responsável pelo ato que eu havia feito, e fiquei muito orgulhosa por ter feito aquilo.
   Fui para casa pensando e refletindo muito sobre aquilo que aconteceu na lanchonete.Depois me senti como uma cidadã de respeito por ter muita paz no coração, e assim a mim mesma que compartilhar não custa.



 

terça-feira, 17 de abril de 2012

Resultado do concurso de Redação:


Modalidade: poesia
   1º lugar: Érika Belitz Signor

Modalidade: texto narrativo
   1º lugar: Dalmiro de Mello Fernandes
   2ºlugar:Géssica de Figueiredo Machado

Modalidade:texto dissertativo:
   1ºlugar: Endriw dos Santos Carvalho
  2ºlugar: Matheus Rodrigues Neto


quinta-feira, 12 de abril de 2012

Mensagens de PAZ.

Durante a "semana da PAZ"  na escola, as turmas de 7º anos e 7ª séries de português e 6º anos de inglês, redigiram mensagens de paz e acrósticos com a palavra PEACE para celebrar e colaborar com esta ação tão importante realizada na E.M.E.F. Euclides Pinto Ribas.
Para visualizar a sequência didática completa, clique aqui!
Abaixo o passo a passo da atividade realizada pela professora Luciana:









Veja a sequência didática completa aqui!

quarta-feira, 11 de abril de 2012

O que é o “NEJA”?


 Em 2008 foi criado e autorizado o funcionamento do “Núcleo Municipal de Educação de Jovens e Adultos de Itaara”, ou como é mais popularmente conhecido o “NEJA”. E por se tratar de um núcleo de estudos, ele não possui nada de semelhante com o ensino regular. O “NEJA” é um tipo de educação totalmente diferenciada do que estamos acostumados a ver nas escolas diurnas do município.
            Mas é diferente em quê? Em primeiro lugar, o diferencial do “NEJA” inicia pelo seu público alvo. Para cursar esta modalidade a exigência legal é que o aluno possua 15 anos completos na data de sua matrícula.
            Em segundo lugar, o que diferencia o “NEJA” do ensino diurno é que o aluno não frequenta as séries ou anos como no ensino regular. O aluno inscrito na modalidade chamada “fracionado com apoio” frequenta as reuniões de estudo por disciplinas, ou seja: português, matemática, história, ciências, geografia e inglês. Podendo escolher e frequentar de acordo com a disponibilidade de vagas, no máximo duas disciplinas paralelamente. Cada disciplina possui material próprio organizado em etapas e de acordo com as bases curriculares fornecidas pela Secretaria Estadual de Educação.
            Há também outra modalidade de estudo oferecida pelo “NEJA” que chama-se “fracionado com programa”. Nesta modalidade o aluno faz seus estudos em casa de forma autônoma e independente de acordo com um conteúdo programático oferecido pela escola. Sua presença só se faz necessária nos dias em que o aluno estiver apto a realizar as provas das disciplinas estudadas e que tenham sido agendadas previamente sempre as segundas-feiras.
            Estas duas formas de estudo proporcionam ao aluno mais agilidade na recuperação do tempo perdido em seus estudos regulares e a busca do término do ensino fundamental, totalmente amparada pela legislação educacional vigente.
            O terceiro ponto que diferencia o “NEJA” do ensino regular acontece na modalidade “fracionado com apoio”, ou seja, na modalidade que o aluno frequenta semanalmente as reuniões de estudo para buscar apoio e tirar dúvidas da matéria diretamente com o professor da disciplina. Esta diferença acontece basicamente em relação ao número de vagas disponibilizadas que são de 5 (cinco) por turma.
            O número limitado de vagas acontece em função das turmas do “NEJA” serem consideradas classes multisseriadas. Isso significa, por exemplo, que em uma turma de português, podemos ter todos os cinco alunos em diferentes e diversos pontos da matéria que está dividida nos polígrafos. Afinal os alunos desta modalidade ditam seu próprio ritmo de estudos, o que impossibilita ao professor dar uma aula igual para todos. As aulas nesta modalidade são totalmente particularizadas e diferenciadas do ensino regular que estamos acostumados a acompanhar nas escolas diurnas.
            Em função da grande procura por vagas, a lista de espera nesta modalidade é um pouco elevada principalmente no início do ano letivo. Neste sentido, alguns horários de professores foram ampliados e alunos que estão com baixa frequência são constantemente consultados para a liberação e abertura de novas vagas. Com estas ações, o “NEJA” procura a diminuição do tempo de espera dos alunos por uma vaga.
            Outra particularidade do “NEJA” acontece sempre na primeira quarta-feira do mês. Nela os professores encontram-se em reuniões de estudo para planejar suas ações, compartilhar experiências e aprimorar seus conhecimentos pedagógicos.
            Se você se enquadra no critério de idade e possui vontade de retomar ou de acelerar seu processo educacional, venha conhecer o “NEJA”. Atendemos de segunda a quinta-feira das 18:30 até 20:50, nas dependências da E.M.E.F. Euclides Pinto Ribas.

Profª Luciana Mello da Silva Mello