O propósito deste blog é compartilhar e divulgar as mais diferentes atividades realizadas pelos alunos da E.M.E.F Euclides Pinto Ribas de Itaara – RS. Para que as atividades possam ser postadas no blog é necessário autorização escrita dos pais ou responsáveis pelos alunos.
Em caso de dúvidas, mande-nos um e-mail: blogpintoribas@gmail.com
Conheça também o site: www.perfilliterario.com.br

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Nossas dicas



Dicas de como preservar e economizar água:

Ø O banheiro é o lugar que mais consome água em uma residência, por isso, não tome banhos longos, pois eles consomem entre 95 e 180 litros de água.
Ø Use uma ducha rápida que consome menos água quente do que uma banheira cheia, por exemplo. Tome banhos de no máximo 6 minutos.
Ø Feche bem as torneiras para que não pinguem. Escovar os dentes com a torneira aberta, por exemplo, consome cerca de 80 litros de água.
Ø Quando for se barbear, não deixe a torneira aberta durante o tempo todo, isso desperdiça muita água.
Ø  Lave carros, quintais e calçadas com a água da máquina de lavar roupas, no final da lavagem e com um balde. E após, dê um rápido enxágüe (se necessário) com a mangueira. A mangueira ligada por 30 minutos, desperdiça cerca de 560 litros de água.
Ø Use a vassoura para limpar pátios e calçadas, ao invés de usar uma mangueira desperdiçando água.
Ø Evite o desperdício de água, pois menos de 1% da mesma, está disponível no planeta para bebermos. Com pequenas mudanças já economizamos muito.
Ø Nunca dê descarga no vaso sanitário sem necessidade. E jamais o use com lixeira para evitar entupimentos.
Ø Não lave a louça com a torneira aberta, isso gasta cerca de 100 litros de água.
Ø Só use as máquinas de lavar louça e roupas com a carga máxima.
Ø Nos banheiros públicos, use água com moderação e nunca deixe uma torneira aberta ou pingando, por exemplo.
Ø Procure comprar e usar sabão ou detergentes biodegradáveis, pois eles poluem muito menos os rios.


Dicas de como economizar luz:

Ø Nos dias quentes, coloque o chuveiro na posição “verão”. O consumo de energia reduz em 30% com esta ação. Ligue o chuveiro somente quando você estiver despido e se for possível, quando for se ensaboar, evite deixar o chuveiro ligado.
Ø Não acenda  lâmpadas durante o dia. Use a iluminação natural.
Ø Nunca coloque alimentos quentes ou recipientes líquidos destampados na geladeira. Isso aumenta o esforço do motor e o consumo de energia será maior.
Ø Evite usar torneira elétrica desnecessariamente, pois ela consome energia da mesma forma que um chuveiro.
Ø Nunca utilize a parte traseira da geladeira para secar roupas. O risco de incêndio é alto e o consumo de energia é maior.
Ø Nunca deixe o televisor ligado sem necessidade. O televisor representa entre 10% e 15% do valor de sua conta.
Ø Nos banheiros, cozinha, lavanderia e garagem, instale lâmpadas fluorescentes. Elas iluminam mais e gastam menos.
Ø Ligue a máquina de lavar roupa só quando estiver cheia. Assim você evita o desperdício de água e energia.
Ø Acumule o maior número de peças de roupa para ligar o ferro, o mínimo de vezes. O aquecimento do ferro consome muita energia.
Ø No verão, use ventilador ao invés de um ar condicionado. Isso economiza 10% de sua conta de luz.
Ø Após carregar aparelhos como: celular, MP3, retire o carregador da tomada, pois ele continua consumindo energia.
 

Dicas organizadas pelos alunos dos 7º anos da E.M.E.F. Euclides Pinto Ribas em dezembro de 2012

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Resultado da pesquisa:



Nossa opinião (8ª série):



Consumo de luz
(Esther Stéphany Dornelles)
            Em Itaara aconteceu uma pesquisa sobre o consumo de água e luz. Essa pesquisa foi realizada entre os dias 05 e 14 de novembro de 2012, com 200 pessoas pelos alunos da 7ª e 8ª séries . Destes entrevistados, 7% tem mais de 60 anos e 28% tem menos de 19 anos, sendo que 61% dos entrevistados foram do sexo feminino.
            Na pesquisa, foi perguntado se quando as pessoas saíam de uma peça, elas desligavam as luzes e os aparelhos eletrônicos. 44% dos entrevistados responderam que desligam as luzes e os aparelhos eletrônicos. Isso significa que a maioria das 200 pessoas que foram entrevistadas economizam no consumo de luz. Esse resultado é bom porque Itaara é uma cidade que está em crescimento e por isso, demonstra que ela pode crescer de forma econômica.
            Em outra pergunta que foi feita aos entrevistados, sobre o uso da geladeira, 75% deles responderam que a geladeira é aberta e fechada somente quando necessário. Esses 75% são econômicos e é assim que deve ser. Não há necessidade de deixar a geladeira aberta o tempo todo, pois isso consome muita luz.
            Também foi questionado como os entrevistados usam as luzes externas das casas. 58% das pessoas que participaram da pesquisa, disseram que as luzes externas são ligadas somente quando necessário e a noite. Isso é muito bom, não é necessário deixar as luzes ligadas toda a noite.
            Os aparelhos eletrônicos também não precisam estar sempre ligados. Essa pergunta foi utilizada  na pesquisa e dessa vez os entrevistados não foram tão econômicos. 58% deles responderam que os aparelhos eletrônicos estão sempre ligados.
            As pessoas entrevistadas são bem econômicas. Há coisas que não são necessárias deixar ligadas. É preciso economizar luz, assim fazemos o bem para a natureza e ainda construímos uma cidade econômica.

Consumo de água e luz em Itaara
(Franciele Rodrigues)

            Entre os dias 05 e 14 de novembro de 2012, as 7ª e a 8ª séries da Escola Euclides Pinto Ribas, realizaram uma pesquisa com 200 pessoas sobre o consumo de água e luz em Itaara. Nesta pesquisa foi comprovado que 28% das pessoas que participaram da pesquisa são menores de 19 anos e que 61% destas pessoas são do sexo feminino.
            Nesta pesquisa foi comprovado que 53% das pessoas entrevistadas ficam no máximo 10 minutos no banho e isso é bom, pois as pessoas tomam banho rápido e assim economizam água e luz.
            Das 200 pessoas entrevistadas, 79% não possuem torneira elétrica e isso é muito bom, pois economizam energia elétrica e água.
            A pesquisa também mostrou que 59% das pessoas entrevistadas não fecham o chuveiro para se ensaboar e isso é ruim, pois 59% ou seja, mais da metade das pessoas entrevistadas usam mais água do que o necessário e acabam também gastando mais energia elétrica do que o necessário.
            Então, das 200 pessoas entrevistadas em Itaara, conclui que apesar de 59% delas não fecham o chuveiro durante o banho, 53% delas tomam banho rápido de no máximo 10 minutos e 79% não tem torneira elétrica e isso ajuda a economizar água e energia elétrica. As pessoas entrevistadas, apesar de gastarem um pouco mais do que o necessário em água, elas economizam em energia elétrica.

O consumo do dia a dia
(Endriw Carvalho)
Entre os dias 05 e 14 de novembro de 2012, os alunos das 7ª e 8ª séries da escola, realizaram com 200 pessoas, uma pesquisa sobre o consumo de água e luz em Itaara. Dos entrevistados 28% são menores de 19 anos e 61% são do sexo feminino.
Na hora de lavar a louça, 53% dos entrevistados ensaboam toda a louça e só abrem a torneira para enxaguar tudo no final do processo. Para mim, isso é muito bom, pois significa que as pessoas estão tomando consciência em relação ao desperdício de água.
Quando vão lavar as roupas, 89% esperam acumular várias peças sujas para depois lavar. Enquanto 11% lavam a roupa a cada peça suja. Sendo assim, eu concordo com a maioria, pois lavando várias peças de uma vez, o consumo de água e luz é bem menor.
Na hora de lavar as áreas externas da casa (calçada e pátio), 32% dos entrevistados utilizam água reutilizada do tanque de roupas. Particularmente, acho isso certo, porque assim a água corrente que usaríamos para lavar estas áreas da casa, podem ser usadas em outras tarefas ou até para o próprio consumo humano.
Enfim, tudo mostra que as pessoas estão ficando cada vez mais conscientes da importância de utilizar com responsabilidade a água e a luz.