O propósito deste blog é compartilhar e divulgar as mais diferentes atividades realizadas pelos alunos da E.M.E.F Euclides Pinto Ribas de Itaara – RS. Para que as atividades possam ser postadas no blog é necessário autorização escrita dos pais ou responsáveis pelos alunos.
Em caso de dúvidas, mande-nos um e-mail: blogpintoribas@gmail.com
Conheça também o site: www.perfilliterario.com.br

domingo, 19 de maio de 2013

Somos todos um só: interpretação a variação linguística na língua portuguesa!



Somos todos um só

Em nosso país há diversas pessoas de diferentes raças, cores e gostos. Cada uma tem sua opinião, tem seu jeito, principalmente o de falar.
No Brasil há muitas pessoas com sotaques diferentes, conforme sua regionalidade. Cada região possui um modo de falar, às vezes as palavras são faladas de forma diferente, mas possuem o mesmo significado.
Cada pessoa tem liberdade para escolher como quer falar, seja através de gestos, músicas, mímicas, palavras ou desenhos.   
Há pessoas que usam a linguagem do cotidiano, outras falam formalmente, e tem aquelas que utilizam a norma culta da língua.
Somos todos um só povo, falamos português, cada um tem seu sotaque, tem seu modo de falar, mas em uma coisa somos iguais, somos todos brasileiros.
NOME: Géssica de Figueiredo Machado     TURMA: 8º ano A




Diversidade linguística

O Brasil é um país de muita diversidade lingüística, apesar de sermos todos brasileiros a forma de falar varia de uma região para a outra.
Apesar de nós brasileiros falarmos o português é possível perceber variações na forma de falar de cada região.
Em cada região de nosso país é comum as pessoas terem sotaques, terem dialetos e até um modo de se expressar que é único da região onde vive.
Algumas palavras ou expressões, às vezes não são entendidas por moradores de outras regiões, o que muitas vezes pode ser motivo de preconceito.
Desta forma, pode-se dizer que, a forma de falar varia de um lugar para o outro, conforme características culturais, o que torna o país mais rico em diversidade.
 Nome: Geovana      Turma: 8ºA