O propósito deste blog é compartilhar e divulgar as mais diferentes atividades realizadas pelos alunos da E.M.E.F Euclides Pinto Ribas de Itaara – RS. Para que as atividades possam ser postadas no blog é necessário autorização escrita dos pais ou responsáveis pelos alunos.
Em caso de dúvidas, mande-nos um e-mail: blogpintoribas@gmail.com
Conheça também o site: www.perfilliterario.com.br

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Contando histórias: uso das figuras de linguagem

Uma das muitas atividades realizadas com a 8ª série, foi o trabalho com as figuras de linguagem. Nesta atividade foi proposto para os alunos conterem uma história onde os personagens fossem as próprias figuras. Veja o resultado:

Veja a sequência didática completa aqui!



Tudo acontece por uma bela amizade
(Débora Silva - Turma:72)

Tudo começa na escola.Onde duas alunas,a Conotação e a Denotação,colegas uma da outra, começam a descutir.A Conotação muito mal educada retruca para a Denotação:
-Sua égua precisava pisar em cima.
A Denotação insatisfeita do palavriado da Conotação fala a mesma:
-Poxa Conotação égua é de origem animal ,pisei apenas por discuido na bolinha do papel.
Como a Conotação era muito teimosa ,continuou respondendo com um tom zangado:
-Nossa você é uma cínica ,mas comigo essa  não cola,vai dar com os burros ` na água.
Apó´s três dias Denotação ficou sabendo que sua rival ,Conotação havia espalhado fofocas a seu respeito e decidiu tirar a limpo a tal história .
-Eu não acredito Conotação que logo você tão metidaa santinha fosse fazer intrigas por implicações comigo.
As duas realmente não se acertavam ,mas eis então ,que , coerência á organização lógica dos textos resolve se meter-se na discusão:
-Eu não acredito que você Denotação que segue todos os significados das palavras em relação ao dicionário fosse capaz de rebaixar-se ao nível de discuções.E você Conotação ,fiquei desepcionada ,ser aquela que é o significado sureal das palavras não significa arrumar confusões e fofoquinhas.
Conotação e a Denotação ficaram sem jeito ,com vergonha de seus atos,até´que Denotação resolveu propor um acordo:
-Porque não decidimos ser amigas Conotação?
Pensativa à Conotação responde e propoem:
-Está bem,mas com uam condição.Que nossa  amizade não seja iguàl a um castelinho de areia e sim rígida e confiante como uma pedra.
Resultado:Conotação e Denotação viveram amigas ,verdadeiras ,onde nem outra esconde o verdadeiro significado das coisas,mas é´claro cada uma do seu jeito como é o caso da conotação.




AMOR TÍMIDO
(Vinicius Pasche Machado - Turma: 71)

Conotação era um cara que tinha um zíper na boca não falava quase nada,ele estudava na escola Euclides Galo Ribas,ele gostava da Denotação que era uma garota muito generosa,com um coração bondoso,mas não sabia como conquista-lá,tinha vergonha de chegar nela.
Até que um dia ele escreveu na capa de seu caderno Conotação e Denotação e a colega dele a polissemia viu o que estava escrito,e contou a fofoca para a escola inteira.Todos zombavam dele,ficavam dizendo que a Denotação era muita areia para o caminhãozinho dele ,que ele era muito feio para ela.Num dia a Literatura foi falar com o Conotação,ela disse para ele se abrir para a Denotação,falar o que ele sentia.
Então ele foi falar com a Denotação,falou tudo o amor que sentia por ela,disse que seus olhos eram marrões como uma piscina de lama ,falou que não era o banco Itaú,falou que não era casas bahia,mas era dedicado totalmente a ela e várias outras coisas.Ela achou tudo aquilo tão romântico que se apaixonou por ele e então eles ficaram juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário