O propósito deste blog é compartilhar e divulgar as mais diferentes atividades realizadas pelos alunos da E.M.E.F Euclides Pinto Ribas de Itaara – RS. Para que as atividades possam ser postadas no blog é necessário autorização escrita dos pais ou responsáveis pelos alunos.
Em caso de dúvidas, mande-nos um e-mail: blogpintoribas@gmail.com
Conheça também o site: www.perfilliterario.com.br

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Projeto "nosso livro".

Depois de escreverem, revisarem e reescreverem uma história de sua vida que fosse interessante para ser registrada em um livro, a tuma da 8ª série da escola, digitalizou seus textos no laboratório de informática da escola.
Os próximos passos são os de formatação dos textos e de organização do livro.
Em breve teremos novidades sobre este projeto de língua portuguesa. Aguarde!

sábado, 28 de novembro de 2009

Soletrando: 28/11/09!

Na manhã de hoje foram feitas 13 rodadas disputadíssimas do jogo "Soletrando" em nossa escola! Sairam como semi-finalistas os alunos:
Maria Luiza - 51
Matheus - 51
Franciele - 52
Juliana - 52
Adão - 61
Alan - 61
Andrei - 62
Lucas Camargo - 62
Dionathan - 62
Willian - 71
Gabriel Toaldo - 71
Fábio - 72
John - 81
No decorrer da semana serão feitas as etapas semi-finais e finais. Onde saberemos que é, em nossa escola, o campeão ou campeã do "Soletrando" 2009!

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Janete


(história poética de Sabrina Justen - Turma 71)

Janete Margarete Piriguete
Gosta muito de croquete
E sempre repete
Já foi chacrete
Mas comeu muito omelete com chiclete
Gosta de sua camiste
Que com ela veio um canivete

Ama sua amiga Margarete
Que é dona da grapete
Que nunca se diverte
Janete gosta de viver
Gosta de beber

Janete não gosta mais de croquete
Não repete
E ainda se diverte
Vendeu sua camisete
E perdeu o canivete
Come o dobro de omelete com chiclete
E com isso se diverte.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Seu filho vai passar de ano?

Reportagem do Diário de Santa Maria - 23/11/09 - http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&pg=1&template=3948.dwt&uf=1&local=1&blog=757&tipo=1&coldir=1&topo=4254.dwt&espname=dsm

As profissionais do Grupo de Atenção às Dificuldades Escolares (Gade), da Clínica Miguel Meirelles, prepararam dicas para ajudar os pais que estão preocupados com a chegada do fim do ano e a possibilidade de o filho não ser aprovado na escola. Veja as orientações de Luiza Juchem (fonoaudióloga), Cristina Saling Kruel (psicóloga), Wani Bonini (pediatra) e Cristine Leitão (educadora especial e psicopedagoga).

- Evite fazer grandes promessas (brinquedos, viagens) em troca de boas notas. Com jeitinho, tente fazê-lo entender que o bom desempenho escolar, por si só já é uma coisa boa

- Não deixe de presenteá-lo se não alcançar as notas para passar de ano, e valorize os esforços, mostrando que você está percebendo o quanto isso faz bem a ele(a) mesmo(a) - mesmo que não apareça a melhora na nota

- Se você (pai ou mãe) está "destreinado" e não sabe como ajudar seu filho nos estudos, converse com ele, pergunte se tem algum colega que está se saindo bem nas notas, e peça-lhe para mostrar como estuda, quantas horas, como faz as anotações em sala de aula etc

- Crie um calendário com o cronograma de estudo, junto ao seu filho. E deixe-o bem visível e ao alcance da criança. A cada etapa vencida, ele pode riscar, colocar notas, estrelas, adesivos etc. Mas lembre-se, coloque apenas o que é passível de ser cumprido, caso contrário, será mais uma frustração

- Se até então você (pai ou mãe) não vinha dedicando muito do seu tempo para sentar ao lado do seu filho e auxilia-lo nos estudos, comece a fazer isso com mais frequência. Mas nunca faça nada POR ele, e sim COM ele, caso contrário, você estaria passando a mensagem de que não acredita no potencial dele em realizar sozinho. Muitas vezes, esse momento pode mudar significativamente o desempenho do seu filho com uma simples atenção

- Valorize os momentos de estudo, mesclando com pausas para descanso, convidando para fazer um lanche, dar um mergulho na piscina, caminhar até a esquina

- Se você observa que ele se distrai facilmente, procure reduzir os elementos que lhe chamam a atenção no espaço de estudo. Atenção para a postura no momento da realização das tarefas. Seu filho deve sentar em um lugar iluminado e adequado, que proporcione conforto ergométrico.

- O estudo deve ser em silêncio, sem ligar a TV, som ou computador. Hoje é muito comum as crianças e adolescentes realizarem suas atividades deitados ou sentados na cama ou no sofá. Essa postura deve ser trabalhada em casa, no ambiente familiar, iniciando assim, limites e responsabilidades. Os pais devem explicar como esses detalhes influenciam na concentração e explicar que todos nós temos responsabilidades e deveres a serem executados com disciplina e organização.

- É preciso observar também a importância de um sono reparador e de hábitos alimentares saudáveis para um bom desempenho escolar. Isso serve para todo o ano, mas,neste período, devido ao horário de verão, torna-se mais importante ter uma rotina para dormir, não ter televisão no quarto, evitar brincadeiras muito excitantes ou ingestão de substâncias que podem prejudicar o sono, como refrigerantes por exemplo.

- Uma alimentação variada, com oferta de frutas, verduras e carne magra, o mais natural possível, evitando muitos alimentos industrializados, também é importante, bem como a recomendação de aumento da ingestão de água nesses dias mais quentes do verão.

- Considerando os aspectos emocionais, o papel dos pais neste momento encontra-se na possibilidade destes auxiliarem o filho na organização das tarefas, do tempo de estudo e do espaço de lazer, que não deve deixar de existir. A postura tranqüila dos pais, o acompanhamento seguro e palavras de incentivo, podem favorecer consideravelmente a aprendizagem.

- Neste momento, comportamentos extremados, gritos ou ameaças aumentam o nervosismo da criança/adolescente, que é incrementado pelo medo de decepcionar os pais. Portanto, em nada favorece o bom desempenho acadêmico.

- Uma conversa franca entre os pais e o professor também é importante, pois assim os pais saberão sobre o desempenho acadêmico do filho em sala de aula, seu comportamento frente ao professor a aos colegas e os conteúdos que estão sendo ministrados. Além disso, essa conversa mostra ao professor que os pais estão atentos e preocupados com o filho e que ele não está sozinho nesta tarefa.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Qual é a graça?

(texto de Lucas Roges de Araújo - Turma 51)

Era noite de lua cheia e Adonias saiu para dar uma volta!

Ele não conhecia muito bem as redondeza e acabou se perdendo. Não havia mais ônibus, táxi e nem trem disponíveis. Não havia ninguém nas ruas!

Foi quando ela apareceu. A morte ficou parada na frente dele!

Chegou na casa de seu amigo, contou a história e falou:

- E quando menos se espera, ela vai estar por aí procurando vítimas.

Sua amiga Andréa perguntou:

- E porque ela não levou você?

Ele respondeu:

- Disse que a cota dela já estava completa!

Todos riram, mas ele questionou

- Ah, vocês não acreditam?

Samara falou:

- AH, AH, AH, AH! Adonias, você é muito engraçado!

Ele falou:

- Vão brincando. – Andréa falou para os amigos:

- O Adonias tem um senso de humor.... Ele deveria ser roteirista de histórias em quadrinhos!

De repente a campainha toca. Andréia atente e a pessoa fala:

- Oi, você deve ser Samara!

Ela responde:

- Não. Eu sou a Andréia! Ela é a Samara.

Samara falou:

- Oi.

A pessoa fala:

- Prazer meninas! Eu sou a Morte! Vim buscar a Samara, a Andréia, o Felipe e a Júlia.

Todos deram risada e a morte falou:

- Geralmente choram quando eu chego!

Felipe disse:

- Ah é?! Como é que a gente vai morrer, dona Morte?

Ela responde:

- Bem lembrado. Deixa eu ver. Ah! Um raio vai cair sobre esta casa!

Júlia vai até a janela e diz:

- Vai ser difícil, não está nem chovendo!

A morte fala:

- Por enquanto!

De repente, CABRUUUM! E a morte diz:

- Viram?

Samara diz:

- Continuo vivinha da Silva!

Felipe responde:

- Da Silva não! De Oliveira! O máximo que aquele raio matou, foi a energia elétrica! AH, AH, AH!

A morte fala:

- Eu não desisto! – e explode uma bomba e também não consegue!!!

Neste instante a morte chora e fala:

- Tá bem! Vocês venceram! Não vou levar vocês! Meu esforço foi em vão! Todos estão morrendo de rir! Epa! Morrendo de rir? Fazer o quê?!

Assim todos morreram de rir, como previsto. Menos Adonias!

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Tabuleiro trava-línguas - Turma 81.






As regras do jogo organizadas pelos alunos são:
1- A sequência do jogo será definida por sorteio. O participante que tirar o número maior no dado iniciará o jogo e os outros serão escolhidos de acordo com a ordem decrescente do sorteio.
2- O aluno que acertar a leitura do trava-língua irá jogar o dado novamente até errar a leitura.
3- O aluno que errar a leitura do trava-língua irá ficar uma rodada fora do jogo.
4- No final do jogo se o aluno não tirar o número exato para alcançar a chegada, volta o número de casas sorteado.

Jogo do trava-línguas - Turma 71.






As regras do jogo organizadas pelos alunos são:
1- Joga-se o dado para decidir a ordem dos participantes. A ordem será decidida de acordo com os números mais altos.
2- O número tirado no dado será igual ao número de casas que o jogador irá avançar.
3- Se a leitura do trava-línguas estiver correta, ele joga o dado novamente até errar a leitura.
4- Se a leitura do trava-línguas estiver errada, o jogador volta a posição anterior.
5- No final é necessário tirar o número exato para a "chegada". Caso sobrem números, o jogador deverá voltar as casas correspondentes aos números que restam.

Trilha Maluca - turma 72.






As regras do jogo organizadas pelos alunos são:
1- Para o início do jogo a ordem será decidida de acordo com o número maior na disputa com os dados.
2- Joga-se o dado e anda o número de casas correspondentes.
3- O aluno terá que ler o trava-língua de acordo com o número da casa que parou.
4- Quem acerta , joga o dado novamente até errar a leitura.
5- Quem errar a leitura, fica uma rodada sem jogar e passa a vez para o próximo jogador.
6- Quando chegar na casa número 30 é preciso tirar o número exato, se não tirar volte até terminar a contagem.

Dia 12/11/09: homenagem ao dia do diretor.





Na manhã de hoje os alunos das 7ª séries homenagearam a diretora da escola Professora Adriana e o diretor do Neja, Professor Evandro, pelo seus desempenhos frente a direção desses dois sistemas diferentes de ensino que fazem parte da mesma escola.
Parabéns a eles e aos demais diretores das escolas de Itaara!

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Histórias poéticas - Turma 72.


Joaquim
(texto de Laion Porto)

Joaquim gosta de pudim
Mas não gosta de quindim
O que gosta mesmo
É de Maria, Maria Serafim.

Joaquim é um jogador
Mas joga ruim.
Toca clarim
e uma pequena trombeta de marfim.

Então é assim
Joaquim casou-se
Com Maria Serafim
Até que enfim
Joaquim teve o seu fim.
. . . . .

Abigail ia a mil
(texto de Isis Leon)

Abigail sempre sentiu
por ser muito hostil
e se parecer com um fio
e morar no Brasil.

Abigail saiu
para comprar um pernil
que ela adora fazer no grill

No caminho viu seu fio
E seu tio a viu
e logo sorriu
e ela fez que não viu.
Abigail caiu
e seu tio, saiu.

Daí veio o guarda civil
com atitude hostil.
Aí, Abigail se viu
E nunca mais foi hostil.

sábado, 7 de novembro de 2009

Dia 07/11/09: uma manhã diferente!

Todas as turmas da escola e o jogo "soletrando", um momento de descontração e atenção. Onde os alunos testaram o jogo e sua habilidade com as palavras.




A turma de 8ª série e o "simulado da Prova Brasil", um momento de leitura, escrita e raciocinio, para aprender e testar os conhecimentos . Atividade coordenada pela Profª Marinês.




As turmas de 7ª séries e a "oficina de histórias em quadrinhos", um momento de criação, planejamento e edição de textos. Atividade coordenada pela Profª Luciana.




As turmas de 6ª séries e a "oficina de fantoches", um momento de confecção de personagens e hitórias sobre cidadania. Atividade coordenada pela Profª Michele.




As turmas de 5ª séries e a "história de todos", um momento de leitura e escrita coletiva. Atividade coordenada pela Profª Elisabete.