A juventude antiga
(Cinthia da Rosa - 7ºB)
Dona Leontina de Souza teve uma maravilhosa juventude. Ela viveu a maior parte de sua vida em Itaara. Ela também tinha muitos irmãos e adorava brincar com eles nos campos de seu pai.
Dona Leontina se vestia com vestidos, sapatos e usava os cabelos soltos com cachinhos loiros.
Dona Leontina trabalhava na lavoura com seus pais e irmãos durante a semana e nos finais de semana, ela aproveitava o tempo vago para brincar com seus irmãos. Ela era a irmã mais nova. Eram 7 meninos e 5 meninas.
Hoje em dia ela já está velha e tem uma doença chamada alzheimer e já parou no hospital por esta doença. Mas mesmo com todos os problemas que a doença causa, ela é uma pessoa feliz. Ela é cuidada pela sua filha, porque se esquece muito das coisas.
Dona Leontina gosta muito de falar sobre sua juventude e me disse que a junventude de agora é completamente diferente da juventude de antigamente.
A juventude de ontem
(Manoela Marques Pettine - 7ºA)
Maria de Fátima Marques Pettine é uma mulher que trabalhou muita na vida. Hoje ela é agricultora. Nasceu em 19 de dezembro de 1959.
Ela viveu sua juventude em Júlio de Castilhos, viveu lá até os 15 anos de idade. Ela usava vestido, blusa e calças compridas e seu cabelo sempre foi curto. Nos pés, ela calçava chinelo de dedos ou tamancos.
Quando criança, não tinha muito tempo para brincar. Mas adorava brincar de amarelinha, pular corda e adorava passear na casa de suas tias.
Seus amigos eram seus irmãos, mas hoje em dia ela não tem nenhuma notícia deles. Ela estudou até a 8ª série incompleta, nas escolas Vicente Dutra e Castelo Branco. Tinha uma boa relação com seus professores, mas com sua família a relação não era tão boa assim.
Ela acha que a juventude de hoje é muito diferente da juventude de ontem, porque a juventude atual possui muito mais tecnologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário