O propósito deste blog é compartilhar e divulgar as mais diferentes atividades realizadas pelos alunos da E.M.E.F Euclides Pinto Ribas de Itaara – RS. Para que as atividades possam ser postadas no blog é necessário autorização escrita dos pais ou responsáveis pelos alunos.
Em caso de dúvidas, mande-nos um e-mail: blogpintoribas@gmail.com
Conheça também o site: www.perfilliterario.com.br

terça-feira, 5 de junho de 2012

Mudança de gênero textual: da entrevista para a biografia.

A juventude antiga
(Cinthia da Rosa - 7ºB)

      Dona Leontina de Souza teve uma maravilhosa juventude. Ela viveu a maior parte de sua vida em Itaara. Ela também tinha muitos irmãos e adorava brincar com eles nos campos de seu pai.
      Dona Leontina se vestia com vestidos, sapatos e usava os cabelos soltos com cachinhos loiros.
      Dona Leontina trabalhava na lavoura com seus pais e irmãos durante a semana e nos finais de semana, ela aproveitava o tempo vago para brincar com seus irmãos. Ela era a irmã mais nova. Eram 7 meninos e 5 meninas.
      Hoje em dia ela já está velha e tem uma doença chamada alzheimer e já parou no hospital por esta doença. Mas mesmo com todos os problemas que a doença causa, ela é uma pessoa feliz. Ela é cuidada pela sua filha, porque se esquece muito das coisas.
      Dona Leontina gosta muito de falar sobre sua juventude e me disse que a junventude de agora é completamente diferente da juventude de antigamente.


A juventude de ontem
(Manoela Marques Pettine - 7ºA)

     Maria de Fátima Marques Pettine é uma mulher que trabalhou muita na vida. Hoje ela é agricultora. Nasceu em 19 de dezembro de 1959.
      Ela viveu sua juventude em Júlio de Castilhos, viveu lá até os 15 anos de idade. Ela usava vestido, blusa e calças compridas e seu cabelo sempre foi curto. Nos pés, ela calçava chinelo de dedos ou tamancos.
      Quando criança, não tinha muito tempo para brincar. Mas adorava brincar de amarelinha, pular corda e adorava passear na casa de suas tias.
      Seus amigos eram seus irmãos, mas hoje em dia ela não tem nenhuma notícia deles. Ela estudou até a 8ª série incompleta, nas escolas Vicente Dutra e Castelo Branco. Tinha uma boa relação com seus professores, mas com sua família a relação não era tão boa assim.
     Ela acha que a juventude de hoje é muito diferente da juventude de ontem, porque a juventude atual possui muito mais tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário