O propósito deste blog é compartilhar e divulgar as mais diferentes atividades realizadas pelos alunos da E.M.E.F Euclides Pinto Ribas de Itaara – RS. Para que as atividades possam ser postadas no blog é necessário autorização escrita dos pais ou responsáveis pelos alunos.
Em caso de dúvidas, mande-nos um e-mail: blogpintoribas@gmail.com
Conheça também o site: www.perfilliterario.com.br

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Nos tempos de outrora.


(texto de Izabelle Scheffer)

Outrora no linguajar gauchesco significa mais ou menos antigamente.
A vida outrora era bastante difícil, principalmente para as mulheres, já que lá pelos 14 anosa maioria já estava se casando. Com isso, ficava difícil estudar, por isso, nossas avós tinham pouca escolaridade. Este é o caso da avó que vou mencionar, ela se chama Belinha e veio morar em Itaara ainda criança e frequentou a escola por muito pouco tempo.
Casou-se cedo como era de costume e teve muitos filhos. Criou-os com dificuldades, já que não havia água encanada, luz elétrica, etc. O que iluminava as noites eram os lampiões e nos poços e vertentes buscavam a água para a casa. Mesmo difícil, a vida era alegre e boa, com altos e baixos, como é até hoje.
Dona Belinha teve momentos muito felizes nos recantos de Itaara. Mas também teve outros de muita tristeza como a morte de seu filho. Com o apoio da família, ela seguiu a vida.
Alguns anos sofreu uma nova perda, seu companheiro de tantos anos a deixou e foi morar no céu. Foi um casamento que durou 55 anos e acredito que foram muito felizes juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário