O propósito deste blog é compartilhar e divulgar as mais diferentes atividades realizadas pelos alunos da E.M.E.F Euclides Pinto Ribas de Itaara – RS. Para que as atividades possam ser postadas no blog é necessário autorização escrita dos pais ou responsáveis pelos alunos.
Em caso de dúvidas, mande-nos um e-mail: blogpintoribas@gmail.com
Conheça também o site: www.perfilliterario.com.br

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Textos semifinalistas da O.L.P. - Gênero: Memória literária - 6ª série

Rotina do interior
(texto de Esther Stéphany Teixeira Dornelles)

Vovô e vovó moravam numa cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul, chamada Itaara. Tinham uma chácara, onde havia uma modesta casa, porém muito confortável. Lá plantavam milho, mandioca, feijão. Criavam gado, galinha e tinham uma hortinha somente para saladas e temperos.
Nas manhãs tranquilas do interior, vovó Catharina que levantava cedinho, sempre bem disposta, fazia o café da manhã para o vovô Zezé, que trabalhava o dia inteiro na chácara. Não era muito trabalho, pois o filho mais velho lhe ajudava nos afazeres da lavoura.
Enquanto Zezé e seu filho João trabalhavam, Catharina se preparava para o inverno rigoroso do interior, costurando um xale de crochê e ouvindo rádio, que as vezes, levavam nos finais de semana quando iam cavalgar pelos campos à fora, para distraí-los com a música gaúcha.
Catharina fazia pães, cucas e bolos deliciosos e Zezé se lambuzava com os chocolates e caramelos que vovó colocava nos bolos e cucas.
O almoço era sempre bem reforçado, tinha galinha caipira, arroz, feijão, milho e saladas. Vovó adorava cozinhar. Vovó também gostava de folhes e passava a manhã inteira regando e cuidando delas.
Vovô, depois do trabalho passava o alvorecer lendo livros com a vovó. Gostavam muito de ler. Eles diziam que a leitura faz bem a mente, faz bem a memória. E depois, não tinham muita coisa para fezer, só dormir, acordar e voltar a rotina do interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário