O propósito deste blog é compartilhar e divulgar as mais diferentes atividades realizadas pelos alunos da E.M.E.F Euclides Pinto Ribas de Itaara – RS. Para que as atividades possam ser postadas no blog é necessário autorização escrita dos pais ou responsáveis pelos alunos.
Em caso de dúvidas, mande-nos um e-mail: blogpintoribas@gmail.com
Conheça também o site: www.perfilliterario.com.br

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Textos semifinalistas da O.L.P. - Gênero: Poema - 5ª série

Belezas do SOCEPE
(texto de Jaqueline Souza da Silva - Turma: 52)

Ah! Socepe um lugar tão belo,
Com seu perfume que nada é melhor,
O ar puro da natureza,
E as pedras onde anda a correnteza!

As águas transbordam de alegria,
Quando o céu avisa, aí vem chuva!
Os peixes pulam de um lado pro outro,
Fazendo a festa e nadando a bessa!

Quando estou lá, me sinto num paraíso!
O vento-norte que bate no rosto,
Fazendo um barulho leve.
A geada de manhã, bem que parece neve!

Ah! Socepe, com suas belezas tropicais,
Seus belos animais,
Nos jardins uma explosão de cor,
E no ar um cheirinho de amor!

Quando chega a noite,
tudo fica quieto.
Turistas podem ir,
Aminais chegou a hora de dormir!

. . . . .

A Casa
(texto de Gian Souza - Turma: 53)

A casa tem muitas pessoas alegres
Eu sou uma das pessoas
Que vivem na casa
Ali tem muitos quartos

Na casa tem um quarto
Que é o quarto da amizade
Ali vivem duas pessoas
Que são grandes amigos

Na casa tem um quarto
Que é o quarto do sorriso
Ali vive uma pessoa
Que é a mais alegre da casa

Na casa tem um quarto
Que é o quarto mais
Importante da casa
Que é o quarto do amor

Na casa tem uma foto
Com todas as pessoas
Que vivem na casa
Até o cachorro é alegre

. . . . .

Ouro Verde
(Texto de Jonas Braga da Silva - Turma: 52)

No balneário Ouro Verde,
Tem um rio,
Com água verde,
E um mercado que várias coisas vende.

Lá tem campos de futebol,
E coisas proibidas,
Que crianças gostam,
Que são pipas de cerol.

Lá também tem piscinas grandes,
Minha família sempre vai lá,
Tem lugar pra nadar,
Lugar pra nadar não havia antes.

Lá a gente pode ficar,
Para brincar e nadar,
Minha irmã é pequena,
E por isso pensa que é um mar.

Lá mataram uma mulher,
Bandido muito mau,
Ele foi pra cadeia,
E se deu muito mau.

. . . . .

Parque Serrano
(texto de Jackson Souza Silva - Turma: 51)

Eu adoro ir em baile
Ainda mais no Parque Serrano
Porque lá tem muita gente
Cantando, pulando!

Lá no Parque Serrano
Eu agito
Porque lá
Tem grito.

Lá no Parque Serrano
Eu agito
Brinco e dou risada,
Até faço palhaçada!

Eu gosto muito
Do lugar
Porque lá
Não tem briga.

Eu gosto de jogar
Muita bola
Naquele lugar
Por isso, eu gosto muito de lá!

. . . . .

As belezas do SOCEPE
(texto de Gisele Reis Telles - Turma: 51)

Socepe
Com seu rio
Para se banhar,
Seus jardins pra se encantar
E pontes lindas para caminhar.

Socepe
Com peixinhos a nadar
E quando vem a chuva, que alegria!
É hora de pular.

Socepe
Com seu campinho de futebol,
O vento sopra na água,
Que bom este momento!

Socepe
Um lugar lindo
Para se admirar
Com as suas belezas
Faz todos se encantarem.

Socepe
Com suas lindas
Árvores cheias de frutos
E lindos pássaros a cantar.

. . . . .

Ginásio de Itaara
(texto de Fernando Gomes Souza - Turma: 52)

Em Itaara tem um ginásio
Onde praticamos atividades
De segunda à sexta
Mostramos no futebol nossas habilidades.

Lá disputamos campeonatos
Que vão até o fim do ano
Esse lugar é fantástico
E com isso eu não me engano.

Nele fazemos festas
Para agradar a cidade
Todos nos divertimos
Com muita igualdade.

Quero que ele dure
Para todos aproveitarem
Por isso eu valorizo
Para que todos possam se agradar.

Sempre nele quero estar
Para coisas boas fazer
Com muito capricho
Para todo mundo ver.

. . . . .

O Socepe é um lugar de lazer
(texto de Stéfani Grazzioli Linhares - Turma: 53)

O Socepe é um lugar,
Bom para passear,
Brincar, descançar,
Relaxae e conversar.

Lá dá para acampar,
De tardezinha pescar,
No açude se molhar,
Com a toalha se secar.

Na piscina a água é quente
No açude tem muita gente.
Gosto de andar de pedalinho
Com meu cachorrinho.

No domingo a gente vai
Eu, minha mãe e meu pai.
Eu como carne assada,
Junto com a criançada.

Lá é um lugar de lazer
E tem muitas coisas para fazer,
Jogar bola com a gurizada,
Contar piada e dar risada.

No sombra a gente mata a sede
Deitado numa rede.
Enfim lá é um lugar
Muito bom para visitar.

. . . . .


SOCEPE
(texto de Vinícius Pasche Machado - Turma: 51)

Socepe é um lugar
Que é muito bom para brincar,
Se divertir
Pular e gritar.

Ele tem um tobogã
Muito legal
Vou lá todos os fins de semana
Para comer umas bananas.

Também tem açude
Muito grande, grande mesmo
da mais (+) ou menos (-)
Uns 3.000 camêlos.

Gosto de ir no tobogã
Com meus amigos
Faço vários tipos de equilibrios
Em cima do Vinícius.

Também tem um campo
de jogar futebol
Que tem várias utilidades como:
namorar a Soledade!

Lá também
É muito bom para pescar carpa e jundiá,
Faço o jantar bem de tardezinha,
Para quando for comer a comida
Estar bem quentinha.

. . . . .

SOCEPE
(texto de Caroline Periera da Silva - Turma: 53)

O Socepe é legal
Legal e cheio de pessoas
É feito de tanta beleza
Da beleza mais fútil.

Lá nos açudes pessoas alegres
Nas piscinas pessoas felizes
Que são bem bem bonitas,
E até mergulhan sorrindo.

As árvores da natureza,
Nasceram com beleza
Que eu mesmo me prgunto,
De onde saiu tanta beleza?

Nesse lugar posso almoçar
Porque esse ar é muito bom
E ver pessoas sorrindo
É um prazer, cambalear.

Da minha cadeira eu posso
Enxergar pessoas sorrindo,
Cantando alegremente
Sem cansar e desperdiçar o tempo.

. . . . .

Balneário SOCEPE
(texto de Natan Zampiva de Freitas - Turma: 51)

No Balneário Socepe
Onde acolhe os banhistas
Muitas crianças brincam
Com muitos esportistas

Nas águas do Socepe
Existem pássaros voando
Crianças cantando
E adultos mergulhando

No Balneário Socepe
Que tem campo de futebol
Onde jogam os atletas
Do Esporte Clube Penharol

No Balneário Socepe
Tem uma quadra de basquete
onde os meninos
Associados do Socepe jogam

Ah, ah, ah! Grande Socepe,
Tão grande
Que eu não desisto de ir lá
Me divertir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário