O propósito deste blog é compartilhar e divulgar as mais diferentes atividades realizadas pelos alunos da E.M.E.F Euclides Pinto Ribas de Itaara – RS. Para que as atividades possam ser postadas no blog é necessário autorização escrita dos pais ou responsáveis pelos alunos.
Em caso de dúvidas, mande-nos um e-mail: blogpintoribas@gmail.com
Conheça também o site: www.perfilliterario.com.br

quarta-feira, 11 de abril de 2012

O que é o “NEJA”?


 Em 2008 foi criado e autorizado o funcionamento do “Núcleo Municipal de Educação de Jovens e Adultos de Itaara”, ou como é mais popularmente conhecido o “NEJA”. E por se tratar de um núcleo de estudos, ele não possui nada de semelhante com o ensino regular. O “NEJA” é um tipo de educação totalmente diferenciada do que estamos acostumados a ver nas escolas diurnas do município.
            Mas é diferente em quê? Em primeiro lugar, o diferencial do “NEJA” inicia pelo seu público alvo. Para cursar esta modalidade a exigência legal é que o aluno possua 15 anos completos na data de sua matrícula.
            Em segundo lugar, o que diferencia o “NEJA” do ensino diurno é que o aluno não frequenta as séries ou anos como no ensino regular. O aluno inscrito na modalidade chamada “fracionado com apoio” frequenta as reuniões de estudo por disciplinas, ou seja: português, matemática, história, ciências, geografia e inglês. Podendo escolher e frequentar de acordo com a disponibilidade de vagas, no máximo duas disciplinas paralelamente. Cada disciplina possui material próprio organizado em etapas e de acordo com as bases curriculares fornecidas pela Secretaria Estadual de Educação.
            Há também outra modalidade de estudo oferecida pelo “NEJA” que chama-se “fracionado com programa”. Nesta modalidade o aluno faz seus estudos em casa de forma autônoma e independente de acordo com um conteúdo programático oferecido pela escola. Sua presença só se faz necessária nos dias em que o aluno estiver apto a realizar as provas das disciplinas estudadas e que tenham sido agendadas previamente sempre as segundas-feiras.
            Estas duas formas de estudo proporcionam ao aluno mais agilidade na recuperação do tempo perdido em seus estudos regulares e a busca do término do ensino fundamental, totalmente amparada pela legislação educacional vigente.
            O terceiro ponto que diferencia o “NEJA” do ensino regular acontece na modalidade “fracionado com apoio”, ou seja, na modalidade que o aluno frequenta semanalmente as reuniões de estudo para buscar apoio e tirar dúvidas da matéria diretamente com o professor da disciplina. Esta diferença acontece basicamente em relação ao número de vagas disponibilizadas que são de 5 (cinco) por turma.
            O número limitado de vagas acontece em função das turmas do “NEJA” serem consideradas classes multisseriadas. Isso significa, por exemplo, que em uma turma de português, podemos ter todos os cinco alunos em diferentes e diversos pontos da matéria que está dividida nos polígrafos. Afinal os alunos desta modalidade ditam seu próprio ritmo de estudos, o que impossibilita ao professor dar uma aula igual para todos. As aulas nesta modalidade são totalmente particularizadas e diferenciadas do ensino regular que estamos acostumados a acompanhar nas escolas diurnas.
            Em função da grande procura por vagas, a lista de espera nesta modalidade é um pouco elevada principalmente no início do ano letivo. Neste sentido, alguns horários de professores foram ampliados e alunos que estão com baixa frequência são constantemente consultados para a liberação e abertura de novas vagas. Com estas ações, o “NEJA” procura a diminuição do tempo de espera dos alunos por uma vaga.
            Outra particularidade do “NEJA” acontece sempre na primeira quarta-feira do mês. Nela os professores encontram-se em reuniões de estudo para planejar suas ações, compartilhar experiências e aprimorar seus conhecimentos pedagógicos.
            Se você se enquadra no critério de idade e possui vontade de retomar ou de acelerar seu processo educacional, venha conhecer o “NEJA”. Atendemos de segunda a quinta-feira das 18:30 até 20:50, nas dependências da E.M.E.F. Euclides Pinto Ribas.

Profª Luciana Mello da Silva Mello 

Nenhum comentário:

Postar um comentário