O propósito deste blog é compartilhar e divulgar as mais diferentes atividades realizadas pelos alunos da E.M.E.F Euclides Pinto Ribas de Itaara – RS. Para que as atividades possam ser postadas no blog é necessário autorização escrita dos pais ou responsáveis pelos alunos.
Em caso de dúvidas, mande-nos um e-mail: blogpintoribas@gmail.com
Conheça também o site: www.perfilliterario.com.br

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Nossas fábulas - turma: 51

A árvore e a folha
(texto de Cláudio Iuri Macali)

Certa manhã a árvore estava feliz até que a folha se acordou resmungando e disse:
- Sou mais importante que você.
A árvore se irritou e disse:
- Se você é mais importante do que eu porque não é mais forte e maior? Você não serve para nada porque é frágil!
Até que uma hora, um vento muito forte começou e a árvore disse:
- Não sou mais importante que você.
E a folha disse:
- Eu também, não vou sou! Temos a mesma importância.
MORAL: As aparências enganam.

. . . . .

O gato e o coelho
(texto de Alessander)

Numa bela manhã na fazenda, o gato foi sentar na sua poltrona cansado de tanto plantar saladas.
O coelho metido a esperto, tentou roubar as cenouras do gato, que logo levantou e os dois começaram a brigar. O gato falou:
- Seu coelho metido! Tentando roubar minhas cenourinhas!
O coelho respondeu:
- Eu só estava pegando emprestado, porque estou com muita fome e a minha barriga está roncando!
O gato furioso, pensou...pensou e respondeu:
- Vamos fazer um trato. Você me ajuda a plantar as frutas e as saladas. Dou para você duas cenouras por dia.
O coelho respondeu:
- Se for pra mim ganhar cenouras, eu aceito!
E assim o coelho ganhava duas cenouras por dia e o gato descansava na sua poltrona.
MORAL: Contra bons argumentos, não há motivo para usar a força.

. . . . .

Não coma muitos doces!
(texto de Vanessa Mezzek)

Uma linda salada, limpa e natural e uns doces chatos e gordurosos que não alimentam ninguém, tiveram uma discussão na hora de almoçar. Ficaram brigando porque um era cheio de gordura e o outro natural. O doce disse:
- Você é uma salada sem gosto, sua chata! Eu é que sou a gostosa, todos me adoram....
A salada gritou:
- Mas não é porque todos te adoram, que eu não tenho valor! Não tô nem aí....Pelo menos eu não tenho gordura, sou saudável! Todos que me comem tem saúde. Mas quem come você, acaba ficando muito doente!
O doce disse:
- Só espero que um dia acabem com esta salada, para eu ficar realmente importante e todos gostarem só de mim.
A salada retrucou:
- Nunca vão acabar comingo, um dia eles vão pensar melhor antes de comer você!
A briga nunca acabou entre eles.
MORAL: É bom lembra que as aparências enganam!

. . . . .

Cheiroso contra o fedido
(texto de Mikael Iensen)

Era uma vez dois passarinhos que estavam numa floresta. Num dia de sol, um passarinho chamado Cheiroso (que era velho) e outro bonito e elegante que se chamava Belo (mas era muito fedorento), estavam tentando comer minhocas.
Cheiroso atacou sua presa com seu bico enorme. Só que Belo, com aquele cheiro terrível, atacou de surpresa seu rival e roubou sua minhoca. O Cheiroso ficou furioso e falou:
- Volta aqui seu ladrão! Este jantar é meu! Cuidado que eu te dou um banho!
O passarinho fedorento, rindo falou:
- Não vou, vem me pegar!
Só que o Cheiroso não esperava que o cheiro de Belo estava pior do que nunca. Quando ele chegou perto, o cheiro foi fatal e ele matou o velho pássaro sem piedade.
Belo disse:
- Toma seu convencido, agora vem tentar me dar um banho!
Só que na verdade, o pássaro Cheiroso estava fingindo. Quanto o Belo chegou perto desdenhando do outro, ele pegou de volta sua presa e disse:
- Viu, papudo! Usa sua inteligência na próxima e não seu fedor!
MORAL: As aparências enganam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário