O propósito deste blog é compartilhar e divulgar as mais diferentes atividades realizadas pelos alunos da E.M.E.F Euclides Pinto Ribas de Itaara – RS. Para que as atividades possam ser postadas no blog é necessário autorização escrita dos pais ou responsáveis pelos alunos.
Em caso de dúvidas, mande-nos um e-mail: blogpintoribas@gmail.com
Conheça também o site: www.perfilliterario.com.br

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Nossas fábulas - turma: 53

Dino
(texto de Jorge Wagner)

Dino é um esquilinho muito querido, mas também muito guloso. Roi madeira, roi castanhas, raízes e até sementes. Ele roi tudo o que vê pela frente.
O esquilinho mora com seus pais dentro de uma árvore no meio da floresta. Certo dia, ele estava passeando e procurando algo para comer quando encontrou um amiguinho seu debaixo de uma árvore chorando muito e falou:
- Quando minha mamãe avisava para eu escovar meus dentes, eu nem escutava. Agora meus dentes estão doendo e eu quase não posso falar de tanta dor!
Dino responde para ele:
- Calma meu amiguinho. Eu sou comilão, mas cuido bem de meus dentes! Nunca é tarde para cuidar direitinho dos dentes.Conheço um ditado antigo que diz: é devagar, se vai ao longe!

. . . . .

A borboleta e a cegonha
(texto de Stéfani Linhares)

Certa manhã, uma linda borboleta estava voando pelos jardins e árvores da floresta, bem distraída. Quando ouviu um barulho! Era uma cegonha safadinha que todos os dias saia para voar e para cantar. Só que a dona borboleta tinha ganho uma moeda de um real e a dona cegonha ficou de olho na moeda.
Mas a borboleta foi muito esperta e guardou amoeda num lugar que a cegonha nunca acharia. Sem saber disso, a cegonha perguntou para a borboleta:
- Você não viu uma moeda que eu perdi?
A borboleta esperta, perguntou:
- É uma moeda de um real?
- Sim! -respondeu a cegonha- É uma moeda de um real!
A borboleta ficou enrolando a cegonha até que falou:
- Sua safadinha! A moeda de um real é minha e não sua!
A cegonha não tinha como explicar e a borboleta completou:
- Como as aparências enganam, não é dona cegonha!

. . . . .

Amigos verdadeiros
(texto de Caroline Silva)

Um dia de sol quatro animais chamados lobo, onça, leão e gavião, estavam pensando como eles iriam construir suas casas.
Não sabiam se iam fazer uma casa perto da outra ou se uma longe da outra. Até que o lobo disse:
- É melhor nós animais construirmos uma casa perto da outra.
Os outros animais acharam ótima a sugestão. Pois quando chovesse as casas não molhariam. Então os quatro foram construir suas casas.
O lobo, passou algumas instruções:
- Dona onça você procura os galhos, seu gavião as folhas e seu leão me ajuda a construir.
Estava ficando tarde e os animais cansados de tanto trabalhar!
No outro dia já amanheceram em suas casas. Como a onça foi a última a acordar, o lobo foi até a casa dela e falou:
- Acorda sua preguiçosa! Que vem vindo uma tempestade com muito vento. Vamos, acorde logo! Temos que procurar os outros animais para colocarmos em suas casas.
Todos acabaram indo para a casa da onça.
O gavião falou:
- Ainda bem que vocês reuniram a gente! Pois minha casa quebrou.
De noite todos dormiram apertados, mas como a chuva tinha parado, a onça resolveu cede espaço e foi dormir em uma árvore.
No outro dia foram ver suas casas. O vento tinha sido tão forte que quase nada sobrou. Mas como eram todos amigos, iriam ficar juntos como uma família até que reconstruissem tudo!
MORAL: Devagar e sempre, se vai ao longe!

. . . . .

A raposa que fugiu dos cães
(texto de Vanessa Melo)

Era uma noite escura e assustadora. Uma raposa medrosa estava indo ao galinheiro, mas não sabia que tinha dois cães fortes e grandes de guardas.
Ela entrou no jardim já dizendo:
- Galinhas! Vocês já são minhas!
Chegando perto do galinheiro, apareceram os cães e um deles falou:
- Raposa, o que está fazendo aqui?
A raposa respondeu:
- Estou passeando!
O outro cão disse:
- Conta outra, raposa! Você só veio aqui para comer as galinhas. Saia logo daqui, ou vamos te devorar!
MORAL: contra força, não há argumentos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário